Tecido correto para roupa: veja qual tecido é o adequado para cada tipo de peça

Escolher o tecido correto para roupa já garante 50% de chances de a peça dar certo. O tecido influencia o conforto final da peça e o caimento na modelagem, mas também a textura e a percepção sobre a peça do ponto de vista da criação. As tendências das passareles são indícios do que será utilizado na próxima temporada, sendo muito utilizadas como referências para padrões

, bordados e cores.

Os tecidos variam de acordo com suas matérias primas, podendo ter a trama mais fechada ou mais aberta, ser mais pesado ou leve, dependendo de como os fios foram entrelaçados.

Então, separamos algumas dicas para você conseguir escolher o tecido correto para roupa de acordo com as peças de roupas.

Blusas: cashmere e seda. Cashmere é uma lã fina e de textura macia, obtida a partir do pelo de cabras da região da Caxemira, sendo muito agradável ao toque. A seda é considerada o tecido mais nobre, por ser uma fibra natural obtida a partir da produção da larva da mariposa, popularmente chamada de bicho-da-seda, e seu fio oferece resistência, maciez e finura.

Saias e vestidos: crepe de lã para o inverno e chambray para o verão. O crepe de lã possui uma textura agradável para o clima frio e é confortável, tendo um ótimo caimento por ter uma tela mais fina. O chambray é semelhante ao jeans, mas a sua composição de uma mescla de fios de algodão e índigo torna a peça leve e agradável para o verão.

Casacos: sarja e tweed. A sarja é um tecido mais estruturado e oferece bom caimento, sendo excelente para qualquer clima, muito utilizado em uniformes. O tweed é um tecido mais rústico, feito de lã cardada, sendo muito resistente e durável, muito utilizado para o inverno e popularizado por Coco Chanel.

Roupa festa: crepe georgette e chiffon. O crepe georgette possui tecido com textura granulada e tem bom caimento, sendo utilizado em vestidos de festa desde 1910. O chiffon torna a peça muito delicada, feito a partir de seda ou outras fibras, normalmente é transparente.

Roupa infantil: flanela e cambraia. A flanela é um tipo de tecido muito confortável e possui toque macio, sendo feito de lã cardada, pode ser lisa ou xadrez. A cambraia é um tecido de algodão ou linho, leve e fino, originário da cidade de Cambrai, na França, que garante delicadeza a peça.

Não existe mais certo e errado no mundo da moda. Esta frase pode não ser uma verdade absoluta. Escolher o tecido correto para roupa ou mais adequado permite que a peça desenvolvida tenha uma melhor aceitação e resulte em boas vendas!

 

Artigo de:

Tecido correto para roupa: veja qual tecido é o adequado para cada tipo de peça


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *